O calendário de licenciamento anual de 2024 para os veículos emplacados no Estado do Rio foi prorrogado pelo Detran.RJ. Com isso, os motoristas ganharam mais prazo para quitar a taxa no valor de R$ 191,88.

Veja Mais

O licenciamento anual é necessário para todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque registrado em território fluminense. E é obrigatório para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos em meio digital (CRLV-e), que atesta que o carro está em situação regular no ano corrente.

Confira o novo calendário de licenciamento

Veículos com final de placa 0, 1 e 2 – prazo terminaria em 31de maio, mas agora vai até 31 de julho Veículos com final de placa 3, 4 e 5 – prazo terminaria em 30 de junho, mas agora vai até 31 de agosto Veículos com final de placa 6, 7, 8 e 9 – prazo terminaria em 31 de julho, mas agora vai até 30 de setembro

Como pagar a taxa

Para licenciar o veículo, é preciso pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco. Em seguida, basta selecionar no site a opção “Produtos e Serviços” (à esquerda da tela) e, em seguida, clicar em “Serviços”. Depois, é preciso escolher “Pagamentos”.

Ainda nesta página, o motorista deve escolher, dentro da opção “Tributos”, o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”. Uma lista de telefones para esclarecer dúvidas será apresentada. No final dela, haverá a opção “Gerar boleto”.

A partir daí, é preciso escolher a opção GRT (no alto da página), ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando em “Continuar”.

Outros pagamentos obrigatórios

Vale lembrar que neste ano, para obter o CRLV-e do veículo — documento digital —, é preciso quitar também o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e as eventuais multas de trânsito vencidas.

Além disso, a emissão do CRLV-e dos veículos movidos a gás natural veicular (GNV) está condicionada à comprovação anual de novo Certificado de Segurança Veicular (CSV) periódico, conforme a Resolução Contran 292/2008.

Depois de pagar

Após o pagamento da guia GRT e a compensação bancária — além da quitação do IPVA e das multas vencidas — , o motorista poderá ter acesso ao documento do veículo referentes a 2024 de modo digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, pelo Posto Digital do Detran.RJ (acessado pelo site detran.rj.gov.br) ou pelo Portal de Serviços da Senatran, já que o CRLV não é mais impresso em papel-moeda desde 2021.

É possível compartilhar o CRLV-e com até outras cinco pessoas, que também terão acesso ao mesmo pelo aplicativo no celular. Se uma família divide um único carro, por exemplo, todos poderão ter o documento em seus smartphones. Quem preferir pode imprimir o licenciamento em papel comum, que terá valor igual ao digital.

Emissão do CRLV-e pelo app Carteira Digital de Trânsito (pessoa física)

O primeiro passo é se registrar no portal Gov.br, que é o cadastro do governo federal. Se o usuário optar por baixar o app Carteira Digital de Trânsito, o passo a passo é o seguinte:

Instale o app e cadastre o usuário Selecione “Entrar com Gov.br” Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima” Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com Gov.br”.

Baixe o CRLV Digital:

Faça o login Selecione “Veículos” Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres) Selecione “Incluir” e estará pronto o CRLV Digital

Emissão do CRLV-e pelo Portal do Senatran (pessoa jurídica)

Se optar pelo Portal de Serviços da Senatran, o usuário também deverá ser cadastrado no Gov.br, informar CPF e senha e, em seguida, selecionar a opção “Veículos”. O automóvel de que é possuidor ou principal condutor já será apresentado na tela. Mas o interessado pode também digitar placa e número de Renavam. A tela seguinte, já com os dados do automóvel, permitirá emitir o CRLV Digital.

Acesse o Portal de Serviços da Senatran Clique em ‘Entrar com gov.br’, depois selecione “Certificado digital” Na tela inicial clique em “Meus veículos” Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos ‘pdf’ ou ‘p7s’ O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4.

Emissão pelo Posto Digital do Detran.RJ:

Entre no site do Detran.RJ e clique na aba Posto Digital, na barra superior Clique em ‘”Acessar o portal via Gov.br” e, nas telas seguintes, informe CPF e senha No Posto Digital, clique na aba ‘Veículos’ Selecione o veículo a ser consultado Na aba “Documentos digitais”, clique em ‘Emitir CRLVe’ Imprima o documento digital em papel A4 ou salve em PDF para usá-lo no celular, no notebook ou em outras plataformas

Casos de impedimento

Alguns motivos podem impedir que o documento de licenciamento anual do veículo seja gerado e se torne acessível para os usuários, alerta o Detran RJ. Nesse caso, se o usuário pagar a GRT, o IPVA e as multas vencidas e o documento não atualizar no aplicativo, ele deve ir a uma das unidades de veículos do Detran.RJ – posto de vistoria, Unidade de Serviços Veiculares (USV), Ciretrans, Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) ou sede (Av. Presidente Vargas 817, térreo, acesso 3) para verificar o motivo.

Abaixo, alguns exemplos de situações impeditivas:

Não ter pago as GRTs de 2024 ou de anos anteriores Ter sido parado em operação de fiscalização do Detran e não ter cumprido eventuais exigências, ficando com restrição cadastral Para veículos de transporte escolar, veículos de carga, veículos de transporte coletivo de passageiros e veículos rodoviários de passageiros, além da quitação das taxas, encargos e multas, o licenciamento está condicionado à verificação das condições de trafegabilidade e emissão de gases em vistoria veicular (só ficará dispensada a vistoria nos veículos movidos por gás natural veicular e vistoriados pelo Inmetro) Ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo Ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran.RJ, deixando o protocolo em aberto Ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo Ter realizado o serviço de Comunicação de Venda ou Intenção de Venda Ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.

Mais recente Próxima Receita Federal lançará nova fase do programa Litígio Zero, de renegociação de dívidas, a partir de 1º de abril

Detran prorroga calendário de licenciamento anual de veículos emplacados no Estado do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *