O noticiário recente menos favorável ao governo do presidente Michel Temer, a atividade econômica do país, que iniciou o ano com desempenho pior que o esperado, e o cenário externo pressionaram a renda variável em março. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, cedeu 2,52% no período, guiando os fundos de ações indexados ao pior desempenho no ranking de investimentos de EXAME.com —uma baixa de 2,88%.

Os fundos de ações small caps acompanharam esse movimento e ficaram com o segundo pior desempenho no mês: uma queda de 2,53%. Na ponta oposta, a renda fixa encabeçou a lista das melhores performances. O Tesouro IPCA+ com vencimento em 2019, título público que acompanha a inflação e que é vendido pela plataforma Tesouro Direto, subiu 1,28% no mês.

Já o Tesouro Prefixado com vencimento em 2018 avançou 1,10% e ficou com a segunda colocação entre as maiores altas do ranking em março. Enquanto isso, os fundos cambiais subiram 1,04% no mês, refletindo o salto de 0,62% do dólar no período.

Planejadores financeiros indicam a aplicação em fundos cambiais apenas para pessoas que precisam se proteger da oscilação de moedas estrangeiras. É o caso, por exemplo, de quem vai viajar ao exterior.

Fora dessa circunstância, esse investimento não é recomendado aos pequenos investidores, uma vez que a taxa de câmbio varia muito. Em todos os casos, a orientação é sempre lembrar que a rentabilidade passada não significa garantia de rendimento futuro.

É importante mencionar que o ranking de investimentos considera a rentabilidade bruta das aplicações no mês e em 2017, sem descontar Imposto de Renda. Em aplicações em fundos de ações, há IR de 15%.

Nos fundos de curto prazo, a alíquota é de 22,50% para resgates em até 180 dias e de 20% para resgates depois de 180 dias. Nas demais categorias de fundos (longo prazo), a tributação segue tabela regressiva, em que a alíquota varia entre 15% e 22,5%, conforme o prazo de vencimento.

Os títulos públicos também são tributados pela tabela regressiva de IR. Veja o passo a passo para investir no Tesouro Direto e como escolher a corretora. A poupança não tem cobrança de Imposto de Renda e a aplicação em ouro também é isenta de IR até 20 mil reais.

Fonte: Exame

Os piores e melhores investimentos de março

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *